Neste Webinar, realizado por Marlene Araújo, irá ser abordado o tema “Crianças com perturbação do espectro do autismo (PEA) em contexto escolar: estratégias de integração”.

Uma das grandes estreias do mês de maio, que já está a conquistar a curiosidade dos profissionais de educação!

 

A Terapeuta Ocupacional, Marlene Araújo, deixou-nos um “cheirinho” do que será abordado neste Webinar tão aguardado.

“Abril é o mês dedicado à consciencialização da Perturbação do Espectro do Autismo (PEA), mais conhecido informalmente por Autismo. Um diagnóstico pediátrico cada vez mais comum nos dias de hoje, que pode muitas vezes ser erroneamente generalizado pela sociedade.

Como terapeuta ocupacional pediátrica que trabalha assiduamente com crianças no espectro, posso vos dizer que já trabalhei com mais de 100 crianças com PEA, todas elas diferentes, todas elas únicas, todas elas desafiantes que me proporcionaram momentos de aprendizagem profissional!

Existem diferentes ‘faces’ do Autismo, por isso o termo ‘Perturbações do Espectro do Autismo’ talvez seja um termo mais adequado e mais amplo para explicar esta perturbação neurológica que influencia o desenvolvimento normal de uma criança . Crianças com autismo podem ter personalidades diferentes. Algumas podem ser muito faladoras, enquanto outras são distantes e usam linguagem não-verbal para comunicar. Alguns são carinhosos, enquanto
outros evitam esse contacto pessoal. Alguns são extremamente inteligentes e perspicazes, outros necessitam de repetição e demonstração consistente de tarefas básicas, como vestir o casaco ou apertar os cordões dos sapatos.

Há muitas diferenças a serem consideradas. Daí o nome ‘Espectro’, que significa maneiras diferentes de como o nosso cérebro processa informação na área da linguagem, motora, sensorial, cognitiva e social. Nem todas as crianças com PEA atuam da mesma maneira, assim como todos nós temos as nossas fraquezas e virtudes. Por isso, respeite as diferenças e similaridades de cada criança no espectro, coopere com o mundo à volta deles para que eles possam ser os melhores nas coisas que só eles sabem fazer, melhor do que ninguém!

Para ficar a conhecer estratégias de integração em contexto escolar com crianças com PEA, junte-se ao nosso webinar aqui na plataforma da ChildDiary, que irá em breve ser divulgado!”

Marlene Araújo da Silva
Terapeuta Ocupacional

Quer Ver Este Extraordinário Webinar? Inscreva-se no nosso site!

Quero Inscrever-me