Neste artigo vamos abordar duas diferenças entre a pedagogia Montessoriana e o método de educação dito tradicional. Vamos também sugerir-lhe duas excelentes formações sobre este tema, da autoria das fundadoras do Jardim da Descoberta!

1- Salas Diferentes

Na pedagogia Montessori há uma grande valorização do mundo real, o mundo que rodeia a criança e este é visto como uma criação maravilhosa e que deve ser representada nos contextos de que faz parte (sala, espaços exteriores, etc)  não pondo de parte a fantasia ou a imaginação.
Assim, as salas de atividades, de repouso, espaços exteriores, são pensados para as Crianças e adaptados ao seu tamanho, não havendo por exemplo secretária ou cadeiras para adultos.

Cada área da sala integra diversas atividades e materiais que servem sempre algum propósito educativo. O Educador trabalha individualmente ou em pequenos grupos, podendo as Crianças também optar brincar com outras crianças. Algo que diferente entre o modelo montessoriano do tradicional é que as salas são preferencialmente heterogéneas, ou seja, nestas salas, as crianças têm diversas idades, de forma a representar melhor aquilo que de facto existe na vida real, ao mesmo tempo que se são transmitidos valores como a cooperação e entreajuda. As Crianças desempenham as atividades que querem, ao seu ritmo.

2- Papel do educador

Neste modelo, o Educador é simultaneamente observador e guia: ele ajuda e estimula a criança com todo o seu empenho. Isto permite que as crianças ajam, queiram e pensem por si mesmas, ajudando-as a desenvolver confiança e disciplina interior e sejam sempre autónomas nas decisões relativas ao seu próprio processo de aprendizagem.

Naturalmente, modelos como Montessori ainda têm um longo caminho a percorrer na implementação em Portugal, sobretudo de uma forma que seja acessível a todos. Mas a linha está a esbater-se com o visível esforço da sociedade civil em conjunto com o crescente número de educadores que têm vindo a realçar os  resultados extremamente positivos que têm vindo a ser demonstrados com a experiência de outros países.

Formações sobre Montessori

Na ChildDiary Webinars temos 2 formações sobre Montessori. Conheça-os abaixo!

“O que é a Pedagogia Montessori?”

  • Aprofunde os seus conhecimentos sobre o modelo Montessori e saiba como pode aplicá-lo na prática
  • Maria Sousa e Catarina Jerónimo: Educadoras de Infância, ativistas dos Direitos das Crianças e fundadoras do Jardim da Descoberta
  • 90 minutos
  • Inclui certificado de participação
  • on-line, quando quiser e onde estiver
Ver webinar >

“O Método Montessori em Portugal com Catarina Jerónimo”

  • Conheça o percurso da Catarina Jerónimo, vice-presidente da Associação Montessori Portugal e co-fundadora do Jardim da Descoberta
  • 40 minutos
  • Inclui certificado de participação
  • on-line, quando quiser e onde estiver
Ver webinar >